terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Receita rápida e prática - Macarrão com atum


Chegou da piscina ou da praia, todo mundo está com fome e o almoço tem que sair em 15 minutos? Chegou do trabalho mais tarde e as crianças estão impacientes pro jantar? O amiguinho deles resolveu aceitar o convite pra comer justamente quando não tem quase nada na geladeira? Ou mesmo, nem você nem o marido estão com a menor vontade de cozinhar ou de lavar muita louça? Isso acontece bastante aqui em casa aos finais de semana. Depois da semana cheia, ninguém quer enfrentar o fogão, mesmo os dois adorando cozinhar!

Não importa o motivo, às vezes temos necessidade e vontade de ter uma refeição pronta e servida rapidamente. Eu tenho várias receitas assim, que não sujam quase nada de louça, são gostosas e alimentam. A que eu mais faço, acredito eu, é essa de macarrão com molho de atum. Vira e mexe o trabalho aperta (eu trabalho de casa, tenho horário de almoço, mas não de “cozinhar”, então preciso fazer coisas práticas sempre) e eu recorro a esta receita que aprendi com a minha mãe há muitos anos e sempre é sucesso. O marido e o filho adoram e sempre faz bonito pras visitas!

Então coloca o macarrão lá pra cozinhar. Vamos supor que você colocou meio pacote de pasta numa panela com água fervente, um pouquinho de sal e azeite.
Enquanto ele cozinha, faz assim:

Em um copo de água fervente, dissolva um cubinho de caldo de carne, de frango ou de vegetais. Confesso que eu uso o industrializado na maioria das vezes (tsc tsc), mas quem tiver daqueles caseiros e congelados, fica melhor ainda.

Aí jogue este caldo dissolvido no liquidificador e junte:
2 latas de atum – eu uso o atum em água, mas em óleo dá certo também.
2 ou 3 colheres de sopa de maionese - Sim, maionese. Parece estranho, mas não é. Uma versão mais saudável pode ser feita com creme de leite na mesma quantidade. Eu já fiz, mas ainda prefiro com maionese. Não fica com gosto de gordura não, vai por mim. Por outro lado, talvez a opção do creme de leite seja mais saudável para crianças pequenas. Ou ainda maionese caseira (que, confesso, não sei fazer).
1 punhado de salsinha.

Só! Nem de sal precisa porque o caldo de carne (frango, vegetais) já é salgado.
Bata tudo, corra pra arrumar a mesa, escorra o macarrão, jogue o molho e  um pouquinho de queijo ralado por cima e pronto! Podem sentar para comer!

Façam a receita e me contem depois como ficou. Vou tentar postar mais receitas rapidinhas assim, por aqui, logo. Mas se você quiser colaborar também, escreva pra gente! Que mãe não adora uma receita prática?

Luciana Almeida Tub - Nascida em São Paulo, viveu em Campinas e há 7 anos mora em Israel. Casada com um uruguaio e mãe do Uri, que nasceu em fevereiro de 2011. No seu blog, conta um pouco da vida de uma mãe em Israel: http://maeemisrael.blogspot.co.il/

Nenhum comentário:

Postar um comentário